19 de agosto de 2015
0
||||| 1 |||||
1018

9 Dicas Legais Para a Sua Alimentação Nos Meses de Frio

©Elena Shashkina/Shutterstock

Com o frio do inverno, o corpo tende a gastar mais energia para manter a temperatura entre 36,5ºC e 37ºC. Além disso, nesta época acontece uma diminuição da produção de serotonina, neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. Para suprir esta queda, a maior parte das pessoas acaba compensando com os alimentos. Portanto, em tese, o inverno é uma ótima época para emagrecer. O que acontece é que as pessoas acabam ficando mais em casa, ou mesmo dando umas ‘matadas’ na academia, na yoga, pilates ou no futebol de domingo.

Para as pessoas que não abrem mão de manter o equilíbrio nutricional e o peso ideal, ainda mais nesta época do ano, Beatriz Botéquio, consultora em nutrição da ABIMAPI, aponta dez dicas para uma alimentação que promove ânimo e ajuda a driblar a preguiça.

1 - Movimente-se

Ao contrário do que as pessoas pensam, o inverno é a melhor estação para emagrecer, pois o corpo gasta mais energia com o frio. Anime-se para manter a atividade física. Antes dos treinos, uma torrada com geleia e um suco natural ou fruta são ótimas opções para o fornecimento adequado de energia.

2 - Sopas!

Abuse das sopas, mas dê preferência às opções menos calóricas. Para isso, troque batata e mandioquinha por legumes. Para preparações cremosas, opte pelas versões light do leite, do creme de leite e da margarina. Acrescentar talos de folhas deixa a preparação muito mais nutritiva e rica em fibras. Misture legumes com carnes e temperos.

3 - Sopa com um ‘plus’

Evite adicionar queijos amarelos, ricos em gorduras saturadas. Dê preferência aos tipos magros, como a ricota e o queijo fresco. Ótimos acompanhamentos para deixar a refeição completa são o pão e o macarrão. Mas lembre-se de eleger apenas um por refeição!

4 - Salada não combina com inverno?

No inverno nossa preferência por preparações frias, como saladas, diminui. Para compensar, capriche mais na porção de legumes cozidos e refogados para garantir a fibra da dieta, que aumenta a sensação de saciedade e melhora o funcionamento do intestino.

5 - Frutas: sempre!

Procure manter o consumo diário de frutas e, sempre que possível, inclua uma porção diária rica em vitamina C (laranja, limão, acerola, tangerina, morango, etc.) para aumentar a resistência a gripes e resfriados. Uma banana ou maçã cozida com canela no microondas pode ser uma ótima sugestão de sobremesa leve e quentinha, para turbinar o cardápio no inverno. A adição de uma pitada de canela, além de dar um toque especial na preparação, tem um benefício extra para quem deseja perder peso: ela é considerada um alimento termogênico, ou seja, contribui para o aumento do metabolismo.

6 - Mantenha a hidratação!

No frio, a tendência é beber pouca água. Os chás entram como boa opção no cardápio para manter a hidratação. O verde e o branco são ricos em antioxidantes, como as catequinas e metilxantinas. Além disso, ajudam a acelerar o metabolismo.

7 - Pode chocolate quente?

Pode… mas troque o chocolate quente tradicional pela versão light. O cacau em pó é rico em flavonóides, antioxidante que combate o envelhecimento e reduz o risco de doenças do coração.

8 - Se você não abre mão do fondue...

Então opte por pães ou biscoitos integrais como acompanhamento. Além de deixarem sua refeição mais gostosa, essas opções acrescentam fibras e diminuem a absorção da gordura. Modere no vinho!

9 - Molhos brancos?

Se a massa for o prato do dia, prefira as opções com molho simples de tomate ou à bolonhesa. Uma sugestão para tornar o molho branco menos calórico é utilizar o leite desnatado no preparo.

Compartilhar:
Tags:

Sobre body.mag

body.mag

Aqui na redação da body.mag somos loucos por pesquisar e transformar esse conhecimento em informação relevante para você. O nosso dia a dia também é corrido, mas nunca abrimos mão do bem-estar e qualidade de vida. É assim, com esse pensamento, que trabalhamos para transformar a vida das pessoas. Apesar de sermos antenados, sempre queremos ouvir as sugestões dos nossos leitores, afinal, a body.mag é feita para você!

  • Email

Adicionar comentário

Quer dar a sua opinião sobre a matéria, tirar uma dúvida ou colaborar com o tema? Envie seu comentário para a gente! Fique atento, pois os campos “Nome” e “E-mail” são obrigatórios (mas o seu e-mail não será publicado no comentário!).*