30 de julho de 2018
0
||||| 0 |||||
256

Conheça os Benefícios do Milho Para a Saúde

@tomasworks/Shutterstock

Vistoso e nutritivo, o milho está presente em diversas – e saborosas – receitas do nosso dia a dia. São pratos salgados, saladas, sobremesas e até a mais prática e versátil pipoca. O milho aparece assado na espiga, polenta, curau… Tem para todos os gostos!

O que pouca gente sabe, entretanto, é que, além de delicioso, o cereal é bastante nutritivo e, agora, é possível encontrar milho em conserva livre de sal e açúcar, em versão natural, apenas imerso em água, preservando suas propriedades.

De acordo com a nutricionista Bianca Naves, da Predilecta, o milho pode ser considerado um superalimento, pois além dele ser fonte de energia, devido aos carboidratos, tem na sua composição antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras alimentares, que são importantes aliados na manutenção da saúde. “Os carotenoides presentes no milho ajudam no combate aos radicais livres, fortalecem o sistema imunológico, além de auxiliar na proteção de doenças degenerativas oculares, como a catarata, por conta da luteína e da zeaxantina. Já as fibras alimentares ajudam a conferir a sensação de saciedade, reduzir os níveis de colesterol, controlar o açúcar no sangue e melhorar o trânsito intestinal”, informa Bianca.

Outros componentes importantes no milho são as vitaminas do complexo B (B1, que favorece as funções cerebrais, como a memória; B3 ou niacina, que previne e trata o colesterol alto; e a vitamina B6, conhecida também como piridoxina, que atua no metabolismo das proteínas), são encontradas também vitaminas A e E. Com relação aos minerais, são encontrados em maior quantidade magnésio, fósforo e cobre, essenciais para saúde óssea e cardiovascular. Já o zinco auxilia o funcionamento do sistema imunológico, enquanto o potássio é importante para o controle da pressão arterial e saúde do coração.

Consumo de milho para prevenção de doenças

O consumo regular de milho, e não só dos alimentos derivados do milho, pode contribuir para a prevenção de doenças crônicas. “Isso porque os seus componentes, como os fitonutrientes (antioxidantes), têm como função combater principalmente os radicais livres, protegendo o corpo de várias doenças crônicas, inclusive o câncer. Esses antioxidantes têm agentes anticancerígenos como o ácido ferúlico, que pode combater tumores da mama e fígado”.

Dessa forma, consumir óleo do milho, que possui um antiaterogênico no LDL, pode contribuir para reduzir a prevalência de doenças do coração. Além disso, pode previnir placas de gorduras nas artérias. “Mas vale lembrar que, para não perder as propriedades, esse óleo não deve ser aquecido até altas temperaturas”, ressalta Bianca.

A grande quantidade de vitamina A presente no milho melhora o aspecto da pele, tornando-a mais brilhante, além de ajudar na visão noturna. O betacaroteno torna os cabelos, unhas, pele e membranas mucosas mais fortes e saudáveis.

Em alguns casos de pressão alta, já há referências que mostram que a presença de fitonutrientes, como os isoflavonóides agem como reguladores da insulina no corpo, e automaticamente com a liberação adequada de insulina no organismo é possível evitar que a pressão arterial se altere.

Milho livre de sal e açúcar: da colheita à lata em apenas seis horas

A marca Predilecta, reconhecida como uma das indústrias alimentícias mais tradicionais do país, acaba de lançar a linha de enlatados Livre, que oferece ao consumidor Milho e Ervilha livres de adição de açúcar, sal e conservantes. Melhores para a saúde e para o paladar.

O lançamento no Milho Livre inaugura entre as empresas brasileiras uma nova categoria de produtos, ainda mais saudáveis, com o mesmo sabor: da colheita à lata, são apenas seis horas.

Para garantir o padrão de qualidade da linha Livre, o Grupo Predilecta é responsável por todas as etapas de produção, do campo à mesa. Tanto nas fazendas quanto nas fábricas, o trabalho envolvido respeita rígidos padrões de qualidade e conformidade, para que exista melhoria contínua dos processos, traduzida em qualidade de vida para os consumidores.

A linha Livre conta também com molho de tomate (livre de sódio, açúcares e gorduras, com apenas 22 kcal por porção), extrato de tomate (livre de açúcar e sal, com apenas 22 kcal), ketchup (livre de açúcares e gorduras, com apenas 13 kcal por porção), gelatina (livre de açúcar 10 kcal por porção) e geleia de mocotó (livre de açúcar 10 kcal por porção).

Clique aqui e veja a linha de produtos da Predilecta

Compartilhar:
Tags:

Sobre body.mag

body.mag

Aqui na redação da body.mag somos loucos por pesquisar e transformar esse conhecimento em informação relevante para você. O nosso dia a dia também é corrido, mas nunca abrimos mão do bem-estar e qualidade de vida. É assim, com esse pensamento, que trabalhamos para transformar a vida das pessoas. Apesar de sermos antenados, sempre queremos ouvir as sugestões dos nossos leitores, afinal, a body.mag é feita para você!

  • Email

Adicionar comentário

Quer dar a sua opinião sobre a matéria, tirar uma dúvida ou colaborar com o tema? Envie seu comentário para a gente! Fique atento, pois os campos “Nome” e “E-mail” são obrigatórios (mas o seu e-mail não será publicado no comentário!).*