6 de outubro de 2015
0
||||| 0 n |||||
1768

Ele É o Melhor Amigo do Seu Cabelo. Você Sabe Quem É?

©Viorel Sima/Shutterstock

Em meio a tantas máscaras, leave-ins e produtos para tratamento dos cabelos, a gente acaba esquecendo de alguém muito especial – aquele que é responsável pelo crescimento dos fios: o couro cabeludo. É muito comum escutar reclamações do tipo “meus cabelos não crescem”, “tenho que lavar o cabelo todo dia, pois eles ficam muito oleosos” e por aí vai. A pergunta é: será que estamos dando ao nosso couro cabeludo a atenção que ele merece?

O couro cabeludo é formado por pele, basicamente. A mesma pele que temos no rosto, com as mesmas características e os mesmos problemas. É corriqueiro visitar um dermatologista se temos algum problema na pele do rosto ou qualquer outra parte do corpo, mas sempre nos esquecemos do querido couro cabeludo. A opinião de um dermatologista sobre nosso couro cabeludo é sempre importante. Porém, alguns cuidados básicos devem ser levados em conta.

Controlando a Oleosidade

Se a sua maior reclamação é com relação à oleosidade, procure um shampoo adequado para couro cabeludo oleoso. Higienize com consciência. Esfregar fervorosamente a pele acaba produzindo efeito contrário, aumentando a produção de sebo. O shampoo precisa ser de ótima qualidade, pois se ele retirar em excesso a oleosidade, o organismo entenderá que não está produzindo oleosidade suficiente, gerando o aumento da mesma.

“Todos os problemas de couro cabeludo podem desacelerar o crescimento dos fios e todos podem ser considerados fator para queda capilar.”
Jean Philippe, cabeleireiro do Circus Hair e expert na eduK.

Acabando com a Caspa

A caspa é um problema que atinge até 40% das pessoas adultas. Se você se encaixa nessa parcela de pessoas, não há razão para se desesperar. A caspa é uma resposta provocada por uma série de fatores, de problemas hormonais ao estresse. Ela se caracteriza pela escamação precoce ou exacerbada da pele e, em alguns casos, está associada ao aparecimento de um fungo chamado pityrosporum ovale.

Para ter certeza da raiz do problema, vale consultar um dermatologista. O melhor agente que existe até hoje entre os cosméticos para esse probleminha é o pitirionato de zinco, muito comum em shampoo anticaspa. O segredo é saber como e quando usar. Faça a higienização do couro cabeludo quando perceber a caspa e diminua o uso progressivamente, na medida em que os sintomas forem desaparecendo.

Cuidando da Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica é uma das doenças mais comuns de couro cabeludo. Ela é facilmente confundida com a caspa e é considerada um tipo mais grave desta última. A grande diferença é que a dermatite é uma doença crônica que tem como origem uma inflamação e vermelhidão da pele, junto com uma coceira bem chata.

Caspa tem cura, dermatite seborreica tem controle. O dermatologista será a melhor pessoa para diferenciar os sintomas e ajudar com a medicação necessária!

Todos os problemas de couro cabeludo podem desacelerar o crescimento dos fios e todos podem ser considerados fator para queda capilar.

Procure sempre um dermatologista de confiança. Hoje temos vários cabeleireiros formados em cosmetologia que trabalham em parceria com dermatologistas especialistas em couro cabeludo e cabelo. Se você se sentir perdido, peça ajuda ao seu cabeleireiro, mas nunca deixe de cuidar do seu couro cabeludo!

Compartilhar:
Tags:

Sobre JEAN PHILIPPE

JEAN PHILIPPE

Graduado em Visagismo e Terapia Capilar e pós-graduando em Cosmetologia, Desenvolvimento de Produto e Marketing Cosmético, atua no setor de beleza há 13 anos, 5 deles trabalhando como educador. Já passou pelas principais marcas de cosméticos como L’Óreal e Schwarzkopf. É Expert da Eduk e cabeleireiro no salão Circus Hair em São Paulo, onde sua especialidade é colorimetria.

  • Instagram
  • Email

Adicionar comentário

Quer dar a sua opinião sobre a matéria, tirar uma dúvida ou colaborar com o tema? Envie seu comentário para a gente! Fique atento, pois os campos “Nome” e “E-mail” são obrigatórios (mas o seu e-mail não será publicado no comentário!).*