A prática do jiu-jitsu exige muito dos lutadores, que saem dos treinos fatigados e com a musculatura corporal lesada. Para diminuir a fadiga e as dores no dia seguinte – e melhorar o desempenho durante as lutas – esses atletas têm se beneficiado dos suplementos alimentares, que trazem ganhos interessantes.
Não existem suplementos específicos para determinadas modalidades de luta, mas sim, aqueles que são mais indicados para melhorar a performance dos lutadores. Para os praticantes do jiu-jitsu, por exemplo, recomendo a creatina – ideal para que esses atletas aumentem sua força e potência antes das competições. Além disso, a arginina percursora de oxido nítrico, responsável pela vasodilatação, também permite uma melhor oxigenação e nutrição da musculatura, colaborando com o desempenho do lutador. Estes dois suplementos são altamente indicados para os atletas que praticam atividades físicas intensas.
Muitas vezes, os treinos duram mais do que 60 minutos, o que implica na necessidade de recuperação da musculatura intra e pós-treino. Durante o treino (intra), os aminoácidos, junto com os carboidratos, cumprem essa função. Após as lutas, a recuperação pode ser feita por meio do consumo das proteínas, como o whey protein, associadas ao carboidrato (como, por exemplo, dextrose, waxy maize e palatinose), principal nutriente exigido durante as atividades físicas.
Adicionar comentário