21 de março de 2016
0
||||| 0 |||||
1051

Nada de “Eu Não Quero!”. Aqui Vão 5 Motivos Para Você Treinar as Suas Pernas

©Jasminko Ibrakovic/Shutterstock

Para você que não quer ser um daqueles caras com 45 cm de bíceps, 120 cm de peitoral, mas com pernas palito, comece a treinar as suas pernas.

Desculpas como: “Eu corro para fortalecer as pernas”, “Minhas pernas já são bem grandes e fortes”, “Agachamentos podem lesionar meus joelhos”… enfim, seja qual for a história, deixar de treinar as pernas é um dos maiores erros que você pode estar cometendo.

Vamos apresentar 5 motivos para ajudar você a mudar de ideia:

1 - Mais músculos

Para validar esta dica, se você desejar, é possível pesquisar e encontrar estudos informando que ‘Agachamentos e Levantamentos’ aumentam a liberação de hormônio de crescimento e testosterona mais do que qualquer outro exercício. Estes hormônios são construtores naturais de músculos.

2 - Músculos dos membros superiores maiores

Agachamentos e Levantamentos trabalham todo o seu corpo, e não apenas as pernas. Conheça alguns exemplos de como esses exercícios também podem estimular o crescimento da parte superior do corpo:

• Seus músculos abdominais trabalham bastante para estabilizar o peso durante os agachamentos.

• Mais… caso não possa treinar a parte superior do corpo devido a uma lesão, você pode prevenir a perda muscular nessa área fazendo agachamentos e levantamentos.

3 - Mais força

Pernas e músculos do core mais fortes vão aumentar sua força nos exercícios de levantamentos e, assim, ajudarão no desenvolvimento muscular. Alguns exemplos de como os agachamentos e levantamentos podem colaborar no ganho de força em outros exercícios:

• O impulso da perna é importante em supino. Pernas mais fortes significam maior impulso e apoio maior e, portanto, músculos maiores.

• Agachamentos e levantamentos fortalecem suas pernas e a região lombar. Estes músculos ajudam você a se manter forte durante o Overhead Press.

4 - Simetria

Sim, simetria… sabemos que pregam para você todo o tempo para não se importar com o que os outros pensam. Mas, vamos lá, ter o tronco e braços de Zeus e as pernas palito não é legal. E isso pode demonstrar falta de…

…força mental

Exatamente. Esta é a dica 5. Força Mental.

Na verdade, talvez seja esta a verdadeira razão para as pessoas não exercitarem as pernas: é algo físico e até mentalmente difícil. Por isso, ao fazer agachamentos e levantamentos você também vai construir sua resistência mental e uma força de vontade como nenhum outro exercício pode fazer.

Resumão!!!

Lembrando: correr não conta! Andar de bike ou jogar futebol, também não. Essas atividades ajudam, mas nunca vão exercitar suas pernas como o agachamento e o levantamento terra. Os exercícios aeróbios ajudam a estimular os membros inferiores no sentido de definir os músculos recrutados nessas modalidades pelo gesto repetitivo. Porém, só o aeróbio não fortalece os mesmos e, se não treinados, podem ficar encurtados, sendo um possível indicador de lesão futura.

Inclua-os na sua rotina e você verá como vai melhorar em outras atividades, nos esportes e, de quebra, ainda perceberá como a parte superior do seu corpo vai se desenvolver progressivamente. Você não sabe como incluí-los? Simples. Fale com o seu treinador: ele certamente validará essa sugestão.

Compartilhar:
Tags:

Sobre BRUNO GERIN

BRUNO GERIN

Formado em Educação Física pela FMU, pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Oferece Treinamento de Força para adultos e atua como Personal Trainer em academias e condomínios.

  • Email

Adicionar comentário

Quer dar a sua opinião sobre a matéria, tirar uma dúvida ou colaborar com o tema? Envie seu comentário para a gente! Fique atento, pois os campos “Nome” e “E-mail” são obrigatórios (mas o seu e-mail não será publicado no comentário!).*