Você sabia que o açaí pode te ajudar a emagrecer? De acordo com a nutricionista funcional e oncológica Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia, apesar do alto teor calórico, o fruto pode e deve ser consumido, inclusive por obesos e pessoas com sobrepeso, desde que orientado por um nutricionista. “Por ser rico em fibras, o açaí pode trazer saciedade e melhorar o funcionamento do intestino – o que contribui para eliminar toxinas com potencial inflamatório”, explica. Segundo a especialista o alimento é rico em compostos fenólicos, que possuem atividade antioxidante e anti-inflamatória.
A nutricionista complementa que devido à abundância dessas substâncias, pesquisas científicas têm associado o consumo de açaí à prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, processos alérgicos, doenças neurodegenerativas e aumento da longevidade. “Ele tem proteínas, lipídeos, carboidratos e fibras. Dos lipídeos presentes na fruta prevalece o ácido graxo monoinsaturado oleico, o mesmo encontrado no azeite de oliva e associado à cardioproteção”, diz. Michelle comenta ainda que o açaí possui micronutrientes, como vitamina E, e minerais, como manganês, magnésio, cálcio e cromo.
Mas não se engane. O fruto tem em média 65 calorias a cada 100 gramas e quando transformado em polpa pode até triplicar esse valor, devido ao xarope de guaraná e a banana, que geralmente são acrescentados para comercialização.
Adicionar comentário