13 de abril de 2018
0
||||| 0 |||||
1920

04 Benefícios do Pilates para Homens

@RossHelen/ShutterStock

O Pilates ainda é uma modalidade praticado principalmente pelas mulheres, porém, cresceu muito no universo masculino nos últimos anos, aliás o seu criador, Joseph Pilates, desenvolveu o método para ajudar mulheres e principalmente homens feridos e debilitados que voltavam da guerra e muitas vezes não podiam sair das suas camas. Mesmo assim, muitos acabam deixando a atividade de lado por ser mais praticado por mulheres e muitas vezes não sabem os benefícios que as técnicas podem trazer para a saúde.

A Fisioterapeuta Gabriela Fendi, especialista em Pilates e criadora do Espaço Vida Ativa, explica que a modalidade vai muito além do que uma prática em si, é o encontro entre de equilíbrio do corpo e da mente. Por isso, ela listou algumas dicas para que alguns homens possam deixar seu preconceito de lado e começar a praticar a modalidade agora mesmo.

Ganho de flexibilidade

Como mencionado anteriormente, a modalidade atua no ganho e na melhora flexibilidade, além de promover o alongamento global da musculatura, visando sua manutenção com ganho de amplitude e qualidade de movimento. “Com o passar da idade, nosso corpo passa por uma perda progressiva de cartilagem e uma redução de células musculares, fazendo com que tenhamos uma diminuição da amplitude dos movimentos” Acrescenta Gabriela.

Melhora o desempenho no esporte favorito

Muitos homens gostam de jogar bola, correr, pedalar e até mesmo ir academia com uma certa frequência, por isso, o Pilates é um grande aliado para melhorar a performance nessas e em outras modalidades esportivas, pois ao trabalhar a estabilidade e o fortalecimento do core, ele reduz as chances de lesão, aumentando a coordenação e o equilíbrio. Gabriela acrescenta: “A consciência corporal é a base de uma boa performance esportiva, por isso a modalidade de Pilates é indicada e praticada principalmente para esportistas no geral.” explica.

Acaba com o stress

A modalidade une exercícios corporais com o controle da respiração e isso auxilia no controle da ansiedade e ajuda na concentração. “O Pilates é muitas vezes recomendado para as pessoas, principalmente os homens, pois contribui para o controle da ansiedade que acaba causando o stress do dia a dia.” Completa a Fisioterapeuta.

Melhora o desempenho sexual

A prática da modalidade estimula diversos músculos, como por exemplo: os quadríceps, os glúteos, os tríceps sural (músculos da batata da perna), os abdutores do quadril, além do assoalho pélvicos e outros que em muitos casos precisam de resistência suficiente para determinadas posições. “Trabalhando a musculatura da região pélvica, ganha-se notoriamente mais flexibilidade e isso ajuda a potencializar o desempenho sexual, lembrando também que a prática libera a endorfina responsável pelo bem-estar e o prazer” explica a especialista.

Compartilhar:
Tags:

Sobre Gabriela Fendi

Gabriela Fendi

Formada em fisioterapia em 2014 pelo CEUNSP. Curso de formação em Pilates pela Voll Group - 2013,pós-graduanda em osteopatia pela EOM - início em 2016 - Proprietária do Espaço Vida Ativa (clínica de fisioterapia e Pilates localizada em Itu/SP)

  • Instagram
  • Email

Adicionar comentário

Quer dar a sua opinião sobre a matéria, tirar uma dúvida ou colaborar com o tema? Envie seu comentário para a gente! Fique atento, pois os campos “Nome” e “E-mail” são obrigatórios (mas o seu e-mail não será publicado no comentário!).*