20 de agosto de 2018
0
||||| 0 |||||
112

8ª edição da Virada Sustentável SP oferece programação Zen para todas as idades

Divulgação Virada Sustentável

8ª edição da Virada Sustentável em São Paulo será realizada de 23 a 26 de agosto, com centenas de atrações gratuitas para o público em todas as regiões da capital. A programação é repleta de atividades zen, shows, exposições, palestras, aulas de meditação e atrações especiais para todas as idades. A Serraria, área dentro do Parque Ibirapuera, reúne mais de 50 atrações que dão vida a uma mostra da Virada Zen – um retiro urbano diversificado, criativo e gratuito na cidade.

Neste ano, as ações zen da Virada ganham destaque em locais como: Parque Ibirapuera, SESC Av. Paulista, Unibes Cultural, Parque Mario Covas, CEU Inácio Monteiro, Parque da Juventude e UMAPAZ. Neles, os participantes terão momentos dedicados ao autoconhecimento, bem-estar e espiritualidade, como incentivo à refletirem sobre suas influências, atitudes e evolução.

Dentre as atividades estão: Balada Zen com DJ Govinda e Sacerdote Brahmane (India), especialista em cultura védica, rituais e mantra-terapia; Serenata Iluminada com Trovadores Urbanos e Monge Satyanatha; Dance MeDREtation com DJ Dre Guazzelli, importante nome da cena de música eletrônica junto da trainer e terapeuta Rajany; Wake Festa Matinal, que reúne música, dança, yoga, massagem, pinturas faciais, corte de cabelo e gastronomia saudável; Tenda Personare, com uma série de vivências, oficinas e até um Show de Mantras. Já o palco Awaken Love receberá diversas atrações como Awaken Mantras, Awaken Love Laugh, Awaken Love Yoga e até a Rodinha de Mantras, para crianças; práticas de Vivência Familiar, entre outros.

Confira os destaques, datas e horários da programação Zen:

Quinta-feira, 23 de agosto

07h30 às 8h30 / 20h30 às 21h30 – Meditação do Bairro | Circuito Integrado pela Sustentabilidade (Programa Ecobairro) – Tendo as ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) como base, este programa tem como meta “Cuidar das pessoas para cuidar do Bairro”. Num processo regenerativo, a intenção é conectar espaços de bem-estar locais onde os moradores possam entrar em contato com a prática da Meditação. A meditação será no Espaço Humana Mundi.

13h30 às 14h – Relax Meditation | Cristal Bowls – A atividade que envolve um repertório musical relaxante com meditação, acontece no Aflora Comunidade de Inovação e Consciência

18h30 às 19h30 – Aula de Hatha Vinyasa Yoga – Com duração de uma hora, os participantes podem praticar yoga, meditação, pranayamas (respiração) e a Hatha Vinyasa,voltada todos os níveis. Interessados devem levar um tapetinho. Local: Casa Seal.

Sexta-feira, 24 de agosto

7h às 9h30 – Wake | Festa Matinal – A Wake, experimento social desenhado pela HED (Human Experience Design), é uma festa matinal que reúne música, dança, yoga, massagem, pinturas faciais, corte de cabelo e gastronomia saudável, tudo a partir de 7h da manhã – com tudo incluso. Ela propõe aos participantes um novo olhar para si mesmos e para a maneira como iniciam suas rotinas. Local: Unibes Cultural – Pátio.

07h30 às 8h30 – Meditação do Bairro | Circuito Integrado pela Sustentabilidade – Tendo as ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) como base, este programa tem como meta “Cuidar das pessoas para cuidar do Bairro”. Num processo regenerativo, a intenção é conectar espaços de bem-estar locais onde os moradores possam entrar em contato com a prática da Meditação. Local: Espaço Quarto Chakra.

09h às 10h – Prática de ODGI | Despertar do Guerreiro Interno – O-DGI significa “O Despertar do Guerreiro Interno”. Uma arte cujo propósito é o desenvolvimento do Ser, através de técnicas que fortalecem a presença e trazem o autoconhecimento. Acreditando na virtude da autorresponsabilidade, esta prática é capaz de promover o redirecionamento dos vetores da nossa atenção para auto-observação, evitando distrações e direcionando o foco para o que é essencial tanto na vida pessoal quanto na profissional. Local: Aflora Comunidade de Inovação e Consciência.

10h às 10h45 – Roda de Conversa e Meditação – Na Roda de Conversa serão abordados temas sobre a importância da meditação, energia e lei da atração. E, em seguida, será feita uma guiança para que os participantes relaxem e adentrem ao estado cerebral theta, o qual é de profundo relaxamento. Assim, é realizada a técnica da “tela mental” para potencializar a manifestação dos sonhos e o poder de co-criação. Local: Casa Seal.

16h00 às 17:30h – Mindfdulness, a Atenção Sustentável – Mindfulness pode ser definido como a capacidade de desenvolver a Atenção e Consciência Plena. Ao treinar e aplicar a “Atenção Plena”, como é traduzido para o português, temos oportunidade de trazer mais leveza e naturalidade ao cotidiano pelo simples fato de estar atento às experiências assim como elas são. Nesta atividade, serão introduzidas práticas para o cultivo de Mindfulness em inúmeras situações. Alguns dos benefícios apontados são a diminuição do estresse e da ansiedade, melhora no foco, concentração, empatia, resiliência e melhora na produtividade – profissional e pessoal.

18h00 às 21h – Oficina Arquitetura da Consciência – A intenção da vivência é despertar a consciência individual dos participantes através da prática de meditação do Kundalini Yoga. Introduzir a compreensão sobre o funcionamento da mente, com bate papo sobre meditação. Introduzir a filosofia espiritual da permacultura a partir de apresentação e dinâmicas. Integrar as energias afloradas durante a dinâmica ao meio ambiente, aos demais participantes e a cooperação entre os indivíduos. Através de dinâmicas de expressão pessoal por meio da arte com argila. Local: UMAPAZ – Auditório 3.

20h30 às 21h30 – Conexão com as Estrelas e Constelações | Circuito Integrado pela Sustentabilidade – O público terá a oportunidade de pausar e experienciar a atenção plena no corpo até o cosmos. Curiosidades celestes e observação coletiva do céu. Atividade com base na ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Local: Clube Escola Pelezão.

Sábado, 25 de agosto

16h às 18h – Dance MeDREtation – DJ Dre Guazzelli, importante nome da cena de música eletrônica, se encontra com a trainer e terapeuta Rajany, em uma união entre o desenvolvimento humano e as pistas de dança. Local Parque Ibirapuera – Serraria (próximo ao portão 7).

07h30 às 8h30 – Meditação do Bairro | Circuito Integrado pela Sustentabilidade
– Justiça e Instituições Eficazes) como base, este programa tem como meta “Cuidar das pessoas para cuidar do Bairro”. Num processo regenerativo, a intenção é conectar espaços de bem-estar locais onde os moradores possam entrar em contato com a prática da Meditação. Local: Bija Yoga & Ayurveda.

10h às 11h30 – Tai Chi Chuan e Zazen para a Paz – Atividade que une as práticas de Tai Chi Chuan ao Zazen.
Zazen significa clarificar a mente, realizar que não somos separados da vida de terra, fluindo incessantemente com tudo que existe. O Tai Chi Chuan é uma prática que tem como objetivo encontrar o equilíbrio do homem entre o céu e a terra. Os movimentos são suaves, abertos, estendidos, buscam a fluidez, a continuidade, a leveza e a calma no movimento harmonizando corpo e mente restaurando nossa saúde. No final, será aberta uma roda para dúvidas e bate-papo. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Área Pic-nic.

10h às 11h30 – Vivência | Meditação e Yoga pela Paz – A atividade oferece e introduz algumas reflexões e técnicas meditativas e de relaxamento, para que o indivíduo possa atuar e realizar a sua jornada de vida com mais Paz, com mais consciência, com mais harmonia na sua família, na sua comunidade, na sua cidade e no mundo, contribuindo assim para o bem comum e para a evolução da sociedade em geral. Local: UMAPAZ – Auditório 2.

10h às 13h – Manual em Família | Vivência Família – A ação desenvolve experiências que possam provocar mudanças positivas nas interações com as famílias. Nessas capacitações buscamos trabalhar as seguintes habilidades: acolhimento, escuta ativa, abertura a novas experiências, trocas de experiências, afetividade, comunicação, respeito, re-significação do papel do operador/ técnico das políticas públicas locais. As vivências propostas são entendidas como processo, em cada encontro tem um objetivo fundamental e um complementar. As atividades lúdicas são pensadas e inseridas a partir de um fio condutor que sensibiliza, potencializa, conecta e coloca o sujeito no presente. Locais: CEU Inácio Monteiro e Parque Mário Covas.

10h às 11h – Yoga com Histórias – As aulas de Yoga para crianças são elaboradas de forma lúdica e – através de histórias, contos e brincadeiras – estimulam pontos importantes do yoga como valores, posturas, exercícios respiratórios e relaxamento. As aulas foram estendidas não só para crianças e seus pais, mas também para adultos em geral, com muito lúdico, mas sem perder a importância da essência do yoga e de sua prática. Local: Parque Ibirapuera – Estação Alta Tecnologia Humana.

10h às 11h30 – Introdução a Pranayamas (ODS 3) – Pranayamas são exercícios respiratórios que auxiliam a controlar nossa respiração, buscando harmonia corporal. Com instrutores de atividade do Sesc, serão desenvolvidos nos encontros os princípios desta prático do Yoga. Local: Sesc Avenida Paulista – Praça.

12h às 13:30h – Respiração com Tambowls – Nesta experiência, sintonizados ao ritmo dos Tambores e Bowls, serão feitos exercícios respiratórios meditativos e de harmonização vibracional, que aquietem a mente e deem mais voz ao coração. Assim, possibilitando o aumento da oxigenação e expandimos a consciência de presença em cada ser, criando um contexto de tranquilidade, harmonia e bem estar. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Tenda Sensorial.

12h às 16h – Doação de Deeksha | Benção da Unidade – Deeksha é o Fenômeno pelo qual o Divino alcança o homem, e a pessoa que está dando Deeksha, está se tornando disponível para o Divino tornando-se um instrumento. É um acontecimento sagrado que impacta a consciência e o próprio cérebro. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Figueira.

13h às 14h – O-DGI | O Despertar do Guerreiro Interno – O-DGI é uma arte que busca o desenvolvimento do Ser. Através de uma prática corporal trabalhamos a energia vital com movimentos energéticos e posturas de poder, com o intuito de fortalecer a presença e também nossas virtudes nos reconectando com nossa verdadeira essência.
O-DGI é fundamentado em 6 pontos de autodesenvolvimento que nos levam ao resgate de nossa essência, são eles: Concentração, ancestralidade, autoconhecimento, virtudes, corpo físico e intuição. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Palco Awaken Love.

13h30 às 15h – Oficina de Paisagismo Interno – Nesta vivência será feitea uma meditação de abertura de cardiaco chamada Heart Chackra e em seguido o plantio de uma pequena muda, abrindo o participante para o cultivo de seu jardim interno. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Tenda Sensorial.

14h às 15h – Círculo de Reflexologia – Este encontro oferece conhecimento básico sobre a técnica da reflexologia podal. O terapeuta Fabio Cirelli junto com a artista Lu Lopes, fazem um círculo prático de experimentação desta técnica, para família aplicar em casa com afetividade. Local: Parque Ibirapuera – Estação Alta Tecnologia Humana.

15h às 16h30 – Satsang | Construindo a Presença – Construindo a Presença” é um programa de autoconhecimento e cura, idealizado por Patricia Couto Narayani, que visa facilitar o contato com a Presença Divina inerente em cada um de nós, e o retorno ao Estado natural de Presença e Conexão – que é um direito de nascença de todo ser na condição Humana.
Narayani traz os ensinamentos e aprendizados que adquiriu nas diversas experiências e desafios ao longo de sua vida pessoal e sua jornada espiritual. Principais Temas e Práticas abordados: Conexão, Milagres, Voz Interior, Coração, Verdade, Crenças, Gratidão, Contemplação, Meditação, Visualização e Oração. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Tenda Sensorial.

15h às 16h – Awaken Love Laugh – Despertando o amor através da risada.
Awaken Laugh é o movimento que traz o autoconhecimento através do humor. Todos passam por desafios e momentos que fazem parecer que a vida estar do lado contra. Mas, a verdade é que todas essas situações estão nos trazendo aprendizados, e o bom humor para lidar da melhor forma com os desafios deixa a vida fica mas leve, divertida e alegre. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Palco Awaken Love.

15h às 16h – Histórias de Cafuné – Histórias de Cafuné é um encontro para pais e filhos, focando o vínculo entre eles. Uma experiência de contação de histórias inventadas na hora, utilizando o corpo lúdico. A massagem ludicamente transformada em afetividade que acabam sendo um estímulo para a família estender a experiência até suas casas. Local: Parque Ibirapuera – Estação Alta Tecnologia Humana.

15h às 16:30h – Mindful Walking Hi-Tech | Caminhada com Atenção Plena e Tecnologia – Experiência de união de meditação com caminhada. Suavidade, quietude e movimento com suporte tecnológico. A Caminhada com Atenção Plena consiste em uma experiência única e simbiótica de união da Meditação Mindfulness com o ato da caminhada, proporcionando ao participante a percepção de fenômenos corporais (atos respiratórios, sudorese, batimentos cardíacos, movimentos coordenativos corporais). Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Área Pic-nic.

17h às 18h – O Caminho da Meditação – Caminho da Meditação é um curso de meditação em grupo, com diferentes formatos, que tem como objetivo a experiência do silêncio e a construção e/ou fortalecimento da prática individual. Por meio de técnicas simples e eficazes, você aprenderá a relaxar seu corpo e a concentrar sua mente, familiarizando-se com o silêncio para descobrir um lugar interno de serenidade e paz, ancorando sua presença no aqui e agora. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Palco Awaken Love.

18h às 19h – Autoconhecimento através da Conexão com a Natureza –
Esta é uma atividade que terá palestra, roda de conversa e será, principalmente, vivencial. As pessoas serão convidadas a ouvir, a falar, a sentir, a observar e serão levadas à reconexão consigo mesmas através da natureza. Haverá meditação com sons gravados na floresta. Visa o despertar do afeto por nós mesmos, pela natureza ao nosso redor e pela maior floresta do planeta. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Tenda Sensorial.

18h às 20h – Balada Zen – O DJ Govinda é Sacerdote Brahmane (India), especialista em cultura védica, rituais e mantra-terapia (canto, dança, meditação e uso de mantras para varias finalidades). Conduzira a Zen Dance, uma balada mantras mixada com diversos ritmos.

8h às 10h – Tai Chi Pai Lin | Serenidade ante ao caos – A prática de Tai Chi Pai Lin (uma das práticas milenares da Medicina Tradicional Chinesa) engloba a busca do equilíbrio corporal em consonância com a natureza. Os movimentos leve e circulares, trazem intenso bem estar, com a leve massagem interna nos órgãos. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Palco Virada Zen.

8h30 às 9h30 – Meditação Guiada e Intenções | Carolina Senna – Nossa abertura será com uma meditação guiada e a mentalização coletiva de intenções para a sua vida. Será um momento para entender o ponto chave que você deseja mudar nesse momento. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Tenda Personare.

Domingo, 26 de agosto

10 às 13h – Aula de Yoga em Sintonia com os Cinco Elementos da Natureza
Local: Parque da Juventude – Introdução do Tema Yoga em Sintonia com os Cinco Elementos da Natureza, recitação de mantras, exercícios respiratórios e relaxamento, meditação e roda de conversa final sobre reflexões da prática e do tema proposto. Os participantes devem levar um tapetinho de yoga ou canga para forrar o chão.

10h às 10h30 – Alongue-se e saúde-se! | Circuito Integrado pela Sustentabilidade – Cuidar-se cuidando do corpo é essencial para regeneração e para a saúde planetária. Local: Vila dos Anjos.

10h às 11h30 – Yoga para liberar memórias e registros | Fabiano Benassi
Aula de Yoga para ajudar a perceber as memórias e registros do seu cotidiano que você está guardando no corpo físico, relativas à questão que deseja transformar na sua vida nesse momento. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Tenda Personare.

10h às 15h – Picnic da Paz – A atividade propõe vivência a partilha de alimentos saudáveis/veganos e também oficinas, palestras e atividades que fortalecem a paz em nosso interior. A ideia principal é unirmos pessoas que se sintonizam com a Cultura de Paz, a ecologia, a permacultura, as visões e estilo de vida ligadas às perspectivas holísticas de saúde, alimentação, espiritualidade, etc. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Área Pic-nic

10h às 11h – Yoga com Histórias – As aulas de Yoga para crianças são elaboradas de forma lúdica e – através de histórias, contos e brincadeiras – estimulam pontos importantes do yoga como valores, posturas, exercícios respiratórios e relaxamento. As aulas foram estendidas não só para crianças e seus pais, mas também para adultos em geral, com muito lúdico, mas sem perder a importância da essência do yoga e de sua prática. Local: Parque Ibirapuera – Estação Alta Tecnologia Humana.

11h às 13h – Rodinha de Mantras – A Rodinha de Mantras tem o propósito de apresentar às crianças a prática de cantar mantras de maneira lúdica, leve e interativa. Proporcionando bem-estar, tranquilidade e uma nova forma de viver a vida. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Palco Awaken Love.

12h30 às 14h – Diálogo de Guerreiros | Alinhando nossas fibras com a cidade – Diálogo de Guerreiros desenvolve a união do conhecimento e práticas de antigas tradições aplicadas com a ciência moderna. Os participantes irão vivenciar movimentos chamados passes energéticos, técnicas de respiração e visualização guiada que nos dão acesso a nossa própria energia essencial. Local: Parque da Água Branca – Bambuzal.

13h às 14h – Aromaterapia para lidar com desafios emocionais – Os participantes saberão como harmonizar emoções e relações da sua vida com uma vivência de aromaterapia. Aprenderão também técnicas para usar em momentos de estresse, ansiedade e situações de conflitos. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Tenda Personare.

14h30 às 15h30 – Mindfulness | Parceria Humana – Com o Mindfulness, or participantes aprenderão o conceito de neuroplasticidade e de crenças limitantes. Na vivência, também perceberão como podem ir muito além, com menos esforço ao desbloquear crenças e modelos mentais. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Tenda Personare.

15h às 17h – Awaken Mantras – Awaken Mantras é um evento com o objetivo de levar ao público os bhajans, que são orações em forma de canções, cheias de significados, conteúdo devocional e também uma forma de meditar. O movimento acontece em 45 localidades pelo mundo. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Palco Awaken Love.

16h às 17h – Vivência com a Constelação Familiar | Isabela Borges – Com base na Constelação Familiar, entenda de que forma seu contexto familiar e ancestral pode estar afetando a vida agora e atrapalhando a realização de objetivos. Nesta vivência, os participantes perceberão como esse sistema sutil afeta suas emoções e comece a liberar o amor que cura os relacionamentos com seus antepassados. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Tenda Personare.

17h30 às 18h – Quais os próximos passos da sua vida? – Momento para refletir sobre as mudanças e consciências adquiridas e, usando ferramentas de coaching, traçar um plano de ação para harmonizar sua vida. Local: Parque Ibirapuera – Serraria – Tenda Personare.

18h às 19h – Serenata Iluminada | Trovadores Urbanos e Monge Satyanatha –
Apresentada pelos Trovadores Urbanos em conjunto com o Monge Satyanatha. A meditação do Monge vai se encontrar com o anoitecer e a cantoria será embalada com luzinhas na platéia.

Parceiros

A Virada Sustentável São Paulo 2018 é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Braskem, com a Lei de Incentivo à Cultura. Realizada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto tem apoio do ProAC, com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e correalização da Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Com patrocínio de AMA e Novelis, co-patrocínio da Liberty Seguros e Kimberly-Clark, e apoio das empresas Ball, Booking.com, conta ainda com apoio da Ball, Booking.com, Fundação Toyota do Brasil, thyssenkrupp, parceria do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Abrelpe, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Promoção e Mídia por Catraca Livre, Folha de S. Paulo e Ótima Causa Social.

Compartilhar:

Sobre body.mag

body.mag

Aqui na redação da body.mag somos loucos por pesquisar e transformar esse conhecimento em informação relevante para você. O nosso dia a dia também é corrido, mas nunca abrimos mão do bem-estar e qualidade de vida. É assim, com esse pensamento, que trabalhamos para transformar a vida das pessoas. Apesar de sermos antenados, sempre queremos ouvir as sugestões dos nossos leitores, afinal, a body.mag é feita para você!

  • Email

Adicionar comentário

Quer dar a sua opinião sobre a matéria, tirar uma dúvida ou colaborar com o tema? Envie seu comentário para a gente! Fique atento, pois os campos “Nome” e “E-mail” são obrigatórios (mas o seu e-mail não será publicado no comentário!).*