25 de abril de 2018
0
||||| 0 |||||
64

Como os Diversos Tipos de Sal Influenciam Sua Saúde e Paladar

@napocska/Shutterstock

Item fundamental nas cozinhas de lares e restaurantes, o sal é um dos condimentos mais consumidos no dia a dia dos brasileiros. Adicionado aos pratos, à mesa ou durante o preparo dos alimentos, acentua os sabores dos ingredientes e colabora com a saúde se consumido com moderação!

É considerado saudável que um adulto consuma até 5mg de sal por dia. Nessa quantia, o mineral, principalmente em sua forma integral (sem refinamento ou branqueamento pela indústria), promove diversos benefícios para o organismo como manter o equilíbrio da tireoide e o do PH dentro das células, além de ajudar o corpo a eliminar metais pesados como o cobre, alumínio e chumbo.

Entre tantas versões de sais disponíveis no mercado, a única característica em comum é a adição do iodo, uma exigência da ANVISA .  É obrigatório que cada quilograma do produto contenha de 15 a 45 miligramas de iodo, prevenindo o desenvolvimento do bócio, uma doença que afeta a tireoide.  Além disso, é importante entender um pouco sobre a característica de alguns deles e escolher a melhor opção para a saúde e o paladar.

Sal Refinado

Versão mais popular do mineral, esse sal é pobre em micronutrientes por conta do alto processo de industrialização que retira as impurezas, refina e branqueia os grãos. Incorpora-se facilmente aos alimentos em qualquer etapa do cozimento até a finalização dos pratos.

Sal Grosso

É uma granulação rústica do sal que pode se tornar refinado, por isso conserva mais micronutrientes, já que não passa por esse processo. É ideal para churrascos porque retém o sumo das carnes durante o preparo na brasa.

Sal Marinho

Encontrado em flocos, grãos finos e grossos, esse tipo de sal é considerado integral. Ele é extraído da superfície de lagos de evaporação, por isso seu preço é superior ao sal refinado, e com isso mantém seus micronutrientes.

Sal Rosa do Himalaia

Originado das minas de sal da região do Himalaia, na Ásia, o sal rosa é considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos. Rico em mais de 80 minerais que dão a ele o tom rosado, ele possui um sabor agradável e suave que combina com todos os tipos de alimentos.

Sal Cinza de Guérande

Extraído das salinas de Guérande, no norte da França, este sal é formado pela ação do mar, sol e do vento. A colheita desse mineral é artesanal. Realça o sabor de todos os alimentos, com destaque para as carnes, pois sua umidade facilita a penetração do sabor.

Clique aqui e conheça a linha de produtos Smart.

Compartilhar:
Tags:

Sobre body.mag

body.mag

Aqui na redação da body.mag somos loucos por pesquisar e transformar esse conhecimento em informação relevante para você. O nosso dia a dia também é corrido, mas nunca abrimos mão do bem-estar e qualidade de vida. É assim, com esse pensamento, que trabalhamos para transformar a vida das pessoas. Apesar de sermos antenados, sempre queremos ouvir as sugestões dos nossos leitores, afinal, a body.mag é feita para você!

  • Email

Adicionar comentário

Quer dar a sua opinião sobre a matéria, tirar uma dúvida ou colaborar com o tema? Envie seu comentário para a gente! Fique atento, pois os campos “Nome” e “E-mail” são obrigatórios (mas o seu e-mail não será publicado no comentário!).*