28 de maio de 2018
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Dica de Exercício: Abdominal para Chapar a Barriga

@Gearstd/Shutterstock

Quem treina fora da academia – em casa, no parque ou na sala de ginástica do prédio, por exemplo –, além de tomar cuidado com a execução correta dos exercícios para evitar lesões e seguir recomendações médicas específicas, deve estar sempre em busca de novos exercícios, que estimulem o corpo a continuar se desenvolvendo.

Depois de realizar o mesmo movimento algumas vezes, nossos músculos se adaptam àquele esforço e, depois de certo tempo, não respondem mais ao estímulo como no início. Por conta disso, é preciso, de tempos em tempos, modificar o treino e aumentar a carga dos exercícios, a fim de oferecer novos incentivos ao corpo. Nas academias, essa troca é observada e orientada pelos professores. Porém, quem treina por conta própria deve ficar atento à resposta do corpo e buscar sempre novas modalidades de exercícios.

Com os abdominais não é diferente. No início, a realização do movimento básico (pés apoiados no chão e mãos atrás da cabeça) parece ser demais. Porém, com o tempo, ele torna-se muito leve.

Exercício para definir o abdome

Para quem está em busca de um exercício mais pesado para chapar a barriga, a personal trainer Iva Bittencourt ensina um abdominal avançado que trabalha os músculos reto, oblíquos e transverso do abdome. “O exercício fortalece o abdome e ajuda a queimar as gordurinhas”, afirma a especialista, que adverte: “Ele só não é indicado para pessoas com dores na coluna lombar.”

A sugestão da profissional é realizar 2 séries de 10 repetições no início e, conforme adquirir resistência, aumentar para 3 séries de 15 repetições. Veja como executar o abdominal:

 

  • Movimento 1: Sente-se sobre um tapete macio, almofada ou colchonete. Incline o corpo levemente para trás até achar o ponto de equilíbrio. Lentamente e sem dobrar os joelhos, retire um pé do chão e depois o outro. Mantenha-os no ar, sustentando com a força do abdômen. Deixe os braços esticados para frente.
  • Movimento 2: Mantendo os braços estendidos para garantir o equilíbrio, puxe os pés em direção ao abdômen e retorne à posição inicial. Esta é uma repetição.

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Sobre Iva Bittencourt

Iva Bittencourt

Iva Bittencourt é consultora, palestrante, apresentadora e ministra cursos de atualização profissional para professores, estudantes de educação física e profissionais da saúde. Realiza palestras motivacionais e apresenta o programa GINASTICANDO COM AS ESTRELAS na Tv Cinec. Com mais de 20 anos de experiência profissional como personal trainer Iva, fez vídeos super práticos. Premiada como mulher do ano na área esportiva em 2014 é especialista em “Fisiologia do Exercício”, “Treinamento de Força” e “personal trainer”.

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