6 de setembro de 2018
0
||||| 0 |||||
139

Para os Pequenos: Dicas de Lancheiras Saudáveis

Shutterstock

As aulas escolares já estão a todo vapor, mas algumas questões ainda preocupam os pais de crianças celíacas ou intolerantes ao glúten. Algumas medidas podem facilitar a vida da criança com essa restrição alimentar na escola – durante o ano letivo podem ocorrer diversas atividades externas, como excursões, que irão demandar certos cuidados.

Uma das mais importante é, por exemplo, comunicar a todos os responsáveis sobre a condição da criança e os cuidados que devem ser tomados para que ela tenha segurança no dia-a-dia. Ressaltar que o glúten não está presente apenas nos alimentos consumidos, mas também em outros produtos e utensílios frequentemente usados na cozinha. E, que, adotando certos cuidados a contaminação pode ser evitada.

Na hora do recreio, o ideal é que a criança leve lancheiras prontas de casa, com alimentos sem glúten – assim evita o contato com os lanches dos colegas da escola. “É fundamental também que os pais ou responsáveis conversem com a crianças sobre a importância de não comer o lanche dos colegas. Explicar sobre a doença celíaca e quanto o glúten pode faz mal à saúde dela é uma forma de reforçar esse cuidado com os pequenos”, explica a nutricionista da Schär, Luiza Carvalho.

A Schär, multinacional líder do segmento sem glúten, separou nove opções de lanches sem glúten para as crianças – todas nutritivas para compor uma alimentação equilibrada e considerando as necessidades nutricionais da criança em fase escolar. “O ideal é que a criança, que tem algum tipo de restrição alimentar, seja acompanhada por um nutricionista, pois dessa forma será ensinado a ela e aos responsáveis o que se deve ou não incluir na alimentação e quais as melhores opções para o lanche e outras refeições. Mas a dica é a variedade: a infância é uma fase que requer muitos nutrientes para que a saúde esteja sempre em dia”.

Um punhado de amoras, leite integral com cacau e 03 unidades de biscoito sem glúten Choco Chip Cookie Schär

01 goiaba, leite integral com cacau e 07 unidades de biscoito sem glúten Milly Friends Schär

01 maçã, água saborizada de limão e hortelã e 1 unidade do minibolo sem glúten Pausa Ciok Schär

09 morangos médios, água de coco, 3 espetinhos de queijo com tomate cereja e 1 unidade de biscoito tipo wafer sem glúten Noccioli Schär

Água saborizada de limão e hortelã, 3 espetinhos de queijo com tomate cereja e 3 sanduíches de biscoito sem glúten Schär Saltí com geleia de fruta sem adição de açúcar

09 morangos, leite integral com cacau e 6 unidades de biscoito sem glúten Crackers Schär

01 cacho de uva, leite integral com cacau e 01 sanduíche de pão sem glúten Rústico Schär com queijo e peito de peru

01 fatia de melancia, água saborizada de limão e hortelã e 1/2 pacote de salgadinho sem glúten Salinis Schär

Um punhado de mix de castanhas, chá de pêssego natural e 01 fatia de bolo de cenoura com chocolate sem glúten (confira receita abaixo)

 

Confira abaixo a receita do Bolo de Cenoura com Chocolate, na versão sem glúten, para compor uma das opções de lancheiras saudáveis:

Tempo de preparo: 50 minutos
Tempo de cozimento: 40 minutos
Temperatura: 180ºC
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções

INGREDIENTES

Massa:
2 cenouras
2 xícaras de farinha sem glúten Mix Dolci Schär
1 xícara de açúcar
2 ovos
200 ml de leite de coco
¾ xícara de óleo de soja ou ¾ xícara de óleo de milho
1 colher de sopa de fermento em pó químico

Cobertura:

100 ml de leite de coco
70 gramas de chocolate em pó
40 gramas de açúcar
1 colher de café de essência de baunilha

MODO DE PREPARO

Descasque e corte as cenouras em pedaços pequenos. Depois, bata no liquidificador as cenouras o óleo e os ovos. Em uma tigela, misture bem com os outros ingredientes.
Despeje a massa em uma forma de 25cm com um furo no meio e untada com óleo e farinha.
Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 40 minutos. Desenforme depois de frio e prepare a cobertura: coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio mexendo sempre, até ficar uniforme.

 

Veja mais sobre a Schar

Compartilhar:

Sobre body.mag

body.mag

Aqui na redação da body.mag somos loucos por pesquisar e transformar esse conhecimento em informação relevante para você. O nosso dia a dia também é corrido, mas nunca abrimos mão do bem-estar e qualidade de vida. É assim, com esse pensamento, que trabalhamos para transformar a vida das pessoas. Apesar de sermos antenados, sempre queremos ouvir as sugestões dos nossos leitores, afinal, a body.mag é feita para você!

  • Email

Adicionar comentário

Quer dar a sua opinião sobre a matéria, tirar uma dúvida ou colaborar com o tema? Envie seu comentário para a gente! Fique atento, pois os campos “Nome” e “E-mail” são obrigatórios (mas o seu e-mail não será publicado no comentário!).*