14 de agosto de 2015
0
||||| 0 n |||||
2290

Um Parceiro Incrível Para o Seu Treinamento Físico: Shiatsu

©sylv1rob1/Shutterstock

Shiatsu significa “pressionar com os dedos” (Shi = dedos / Atsu = pressão). Consiste em fazer pressão com os dedos das mãos – áreas tenar e hipotenar – ou cotovelos nos trajetos dos canais de meridianos, com o intuito de restabelecer o fluxo de energia vital chamada Qi (ou Ki) nestes canais, sendo que cada um está ligado a um órgão ou víscera.

Aqui começa tudo

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, tudo no universo é energia. O ser humano é considerado um microcosmo e o universo, o macrocosmo. Todos os seres vivos seriam dotados de uma energia vital chamada Qi. Assim como o sangue e a linfa circulam por canais distintos (vasos sanguíneos e linfáticos), a energia vital flui pelos canais de meridianos. O bom funcionamento do fluxo destes canais resulta em boa saúde.

Quando algum canal encontra-se “bloqueado” ou “estagnado”, temos um desequilíbrio desta energia e teremos os sinais e sintomas correspondentes ao(s) canal(ais) de energia afetado(s).

E porque é perfeito para esportistas…

O Shiatsu é uma massagem oriental que propicia benefícios diversos como redução da ansiedade e estresse, alivio de dores e tensões, relaxamento da musculatura, equilíbrio do sistema nervoso simpático e parassimpático, estimula a circulação sanguínea e linfática, entre outros.

Ele ajuda a melhorar a performance de atletas (profissionais ou amadores) pois favorece a oxigenação celular, reduz lesões e cansaço, dores musculares após os treinos, fortalece músculos e tendões e melhora a flexibilidade.

O Shiatsu parte dos mesmos princípios da Acupuntura, porém, ao invés de agulhas, é utilizada a digitopressão nos pontos de acupuntura e pontos Ashi (pontos de dor). Pode ser realizado por cima da roupa, desde que seja confortável.

Quando um determinado ponto encontra-se em “excesso” há dor ao toque, além de uma tensão na região – geralmente acompanhada de “caroços” de tensão. Quando um ponto encontra-se em “deficiência”, ao ser tocado, reflete uma “dor gostosa”, uma sensação de alívio. Por isso, a terapia é excelente tanto para prevenir lesões esportivas quanto como terapia complementar em tratamentos de lesões já existentes.

Exemplos de meridianos:

Meridiano do Rim

Governa os ossos, joelhos e lombar. Um desequilíbrio neste meridiano pode ocasionar, dentre outros distúrbios, problemas nessas áreas.

Meridiano do Fígado

Governa os músculos e tendões. Um desequilíbrio neste meridiano pode comprometer o bom funcionamento tendinomuscular, facilitando a ocorrência de dores e lesões.

Meridiano do Baço/Pâncreas

Dentre outras funções, é responsável pela transformação dos líquidos e pelo tônus muscular. Uma “deficiência” neste meridiano, ocasiona, além de uma sensação de peso no corpo, um acúmulo de líquido e flacidez muscular.

Compartilhar:
Tags:

Sobre DRA. SANDRA DE SOUZA

DRA. SANDRA DE SOUZA

Naturóloga do Instituto de Naturologia Flor-Essência, São Paulo. Bacharel em Naturologia pela Universidade Anhembi Morumbi, Acupunturist Doctor pela WFCMS (World Federation of Chinese Medicine Societies), Certificada em Fitoterapia Chinesa pela EBRAMEC (Escola Brasileira de Medicina Chinesa) e pelo CEMETRAC (Centro de Estudos de Medicina Tradicional e Cultura Chinesa) - (Linhagem da Agulha de Ouro).

  • Email

Adicionar comentário

Quer dar a sua opinião sobre a matéria, tirar uma dúvida ou colaborar com o tema? Envie seu comentário para a gente! Fique atento, pois os campos “Nome” e “E-mail” são obrigatórios (mas o seu e-mail não será publicado no comentário!).*