1 de março de 2016
0
||||| 0 n |||||
3102

Como Escolher o Seu Personal Trainer?

©Catalin Petolea/Shutterstock

Você está procurando um personal trainer para acompanhar as suas atividades físicas mas não sabe por onde começar?

Normalmente tudo começa por uma indicação, que pode vir de amigos, conhecidos ou até mesmo a partir da academia. Para Cristiano Parente, eleito em 2014 o melhor Personal Trainer do Mundo pela Life Fitness USA, o processo começa por aí, mas algumas outras questões devem ser levadas em conta.

body.mag pediu para o Cristiano algumas dicas para auxiliar neste processo tão importante. Veja o que ele destacou e faça uma boa escolha!

1 - Procure um profissional habilitado

Todo personal trainer precisa ser registrado no Conselho Regional de Educação Física. É uma obrigação legal e todo mundo que tem registro no Conselho de Educação Física está autorizado para trabalhar na área. Sem esse registro, não pode atuar. Esse é o primeiro requisito. Que seja um profissional registrado em um Conselho, responsável por regular e fiscalizar a profissão.

2 - O bom profissional transmite conhecimento

O bom profissional é aquele que ensina, transmite o conhecimento relacionado com o exercício, com o corpo, faz a pessoa entender o esforço que ela está fazendo, de modo que se sinta confortável e entenda o motivo dos esforços e das execuções de movimento. Dessa forma, o aluno pode compreender como conseguirá alterar o seu corpo. Então, a dica é um profissional que se dedique e se preocupe com a transmissão de conhecimento, não apenas a mandar fazer os exercícios.

3 - Saúde acima e tudo!

A primeira coisa a se levar em conta, quando se fala em atividade física, é a saúde. Estética faz parte da saúde mental e não deve se sobrepor à saúde física. A utilização de substâncias ilegais pode trazer risco à saúde e fazer mal ao corpo, o profissional que indica estes produtos não está preocupado com a saúde, além de fugir da ética da profissão. Somos profissionais de saúde, não profissionais de doença. Então, temos que manter as pessoas saudáveis, dentro do limite de cada um, e recomendar atitudes, alimentação e hábitos que estejam envolvidos de maneira saudável no dia a dia.

4 - Profissional atualizado conta pontos...

Pergunte ao profissional sobre sua formação, faculdade, os cursos que já fez e como ele se atualiza. Verifique se é um profissional que se atualiza com frequência ou se parou no tempo e já está defasado. Numa comparação, você não gostaria de, por exemplo, fazer uma cirurgia de joelho com um médico que utiliza técnicas da década de 70, certo? Certamente vai escolher um médico que utiliza as técnicas atuais, mais modernas e eficientes. O mesmo acontece com relação ao exercício, corpo, envolvimento, adesão, aderência, psicologia… o personal trainer tem que se reciclar sempre! O aluno deve procurar um personal que entenda de pessoas como elas são hoje, que a cada dia esteja se renovando, fazendo cursos e especializações constantemente.

5 - Profissional integrado tem mais a ensinar

Mais um item interessante neste processo de escolha é conhecer os locais onde o profissional já trabalhou, o que ele já fez, quais são as instituições que ele criou ou mantém vínculo, e até mesmo perguntar se ele tem algum método desenvolvido. Observe a divulgação do trabalho dele nas mídias sociais. Veja como ele se divulga e divulga o trabalho dele: se é de maneira voltada para a saúde e bem-estar ou se não tem tanto compromisso com esse lado. Enfim, procure saber mais o histórico do profissional que você pretende contratar, assim como fazemos quando procuramos um médico.

6 - Um profissional para cada público

Sobre a especialidade, todo profissional tem o seu público específico. O profissional que trabalha com qualquer público não conhece em profundidade todos os públicos. Novamente, cabe o exemplo da medicina. O médico que cuida da pele não é o médico que cuida do coração. Da mesma forma, o profissional que cuida do idoso e se dedica a cuidar muito bem desse público, não será muito bom, por exemplo, para cuidar de crianças. Para atender bem ao idoso,  o profissional demandará o tempo dele focando nos estudos e atualizações relacionadas a este público, na psicologia para essa faixa. Procure um profissional que seja especializado naquilo que você tenha interesse.

7 - Planejamento e evolução

Como última dica para ter um bom profissional ao seu lado, ao conversar com ele você pode perguntar: existe um planejamento? Existe um tempo de planejamento? Como se dará a evolução ao longo do treino? Em quanto tempo ocorrerá cada transformação ao longo do treino? As respostas que o corpo dará dependerão do envolvimento do aluno, claro,  mas o aluno deve saber o que o profissional planejou e quais mudanças devem acontecer ao longo de um determinado período. O profissional deve fazer uma periodização do treino, explicando cada etapa ao aluno, deixando-o confortável e seguro. Então, entender como é o trabalho do profissional definirá, de maneira exata, como será a precisão do trabalho dele.

Compartilhar:
Tags:

Sobre CRISTIANO PARENTE

CRISTIANO PARENTE

Eleito melhor Personal Trainer do Mundo em 2014 pela Life Fitness USA, Cristiano Parente tem Licenciatura em Ed. Física, Bacharelado em Esporte e Especialização em Nutrição e Suplementação Esportiva pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. É especialista em Fisiologia do Exercício pela Faculdade de Medicina da USP e em Coaching pela Wexford University-California, MBA em Gestão, Marketing e Direito Esportivo FGV/FIFA/CIEES/University of Neuchatel-Suiça.

  • Pinterest
  • Instagram
  • Youtube
  • Flickr
  • Email

Adicionar comentário

Quer dar a sua opinião sobre a matéria, tirar uma dúvida ou colaborar com o tema? Envie seu comentário para a gente! Fique atento, pois os campos “Nome” e “E-mail” são obrigatórios (mas o seu e-mail não será publicado no comentário!).*