14 de junho de 2018
0
||||| 0 |||||
29

Dia Mundial do Doador de Sangue – 14 DE JUNHO

@Pressmaster/Shutterstock

PACIENTE ONCOLÓGICO NECESSITA DE SANGUE EM TODAS AS ETAPAS

DO TRATAMENTO, DIZ ESPECIALISTA DO A.C.CAMARGO CANCER CENTER

Hoje quinta-feira, 14 de junho, é uma data para celebrar aqueles que dedicam algumas horas por mês para salvar vidas: é o Dia Mundial do Doador de Sangue, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2005. Além de homenagear os doadores, a data ainda tem como objetivo conscientizar a população para a necessidade de mais doações voluntárias regulares para garantir a qualidade, a segurança e a disponibilidade de sangue e seus derivados para quem necessita.

No A.C.Camargo Cancer Center, Centro Integrado de Diagnóstico, Tratamento, Ensino e Pesquisa do câncer, a doação de sangue tem relevância determinante para o bom andamento do tratamento dos pacientes em quase todas as etapas. A própria natureza do câncer e o tratamento radio e ou quimioterápico exigem muitas vezes a transfusão de sangue para a reposição das células sanguíneas produzidas na medula, para correção de anemias e manter a coagulação do sangue.

 

Entrevista com o médico hematologista Rafael Colella, líder da equipe médica do Banco de Sangue do A.C.Camargo Cancer Center

 

Na utilização do sangue, há diferenças entre o paciente oncológico e o de outra enfermidade?

 Sim, o medicamento que o paciente oncológico toma destrói componentes sanguíneos e provoca anemia. Por isso ele precisa de sangue regularmente. O sangue é formado por hemácias, leucócitos e plaquetas. O paciente não-oncológico perde hemácias; o oncológico perde plaquetas. Por isso o consumo de plaquetas em um hospital oncológico é 70% maior que em outro hospital, onde as hemácias normalmente são mais usadas nas transfusões.

O sangue captado no A.C.Camargo é direcionado exclusivamente ao paciente da Instituição?

Sim, usamos em nossos pacientes, mas muitas vezes, quando é preciso, pode-se utilizar o da rede também.  O percentual seguro ou desejado de armazenamento mensal em estoque seria de 20 a 30% para um consumo médio diário de 60 bolsas de plaquetas.

Quais são os diferenciais em relação ao tipo sanguíneo? 

O doador de tipo O +, praticamente, consegue doar para todos. É um doador universal.

 

Banco de Sangue do A.C.Camargo Cancer Center

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados, das 8h às 15h.

Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade – São Paulo. Fone (11) 2189-5000, ramal 2233.

Doadores possuem gratuidade nestes estacionamentos, sujeito à disponibilidade de vaga:

 

Estacionamento Unidade Antônio Prudente: Rua Antônio Prudente, 81

 

Estacionamento Unidade Tamandaré: Rua Tamandaré, 753.

 

Atenção: É possível também realizar exclusivamente a doação de plaquetas – diferente da doação de sangue. Nela o sangue é retirado com a ajuda de um equipamento, responsável por separar as plaquetas e devolver ao doador os outros componentes sanguíneos. Tudo isso de forma concomitante, estéril e segura.

Compartilhar:
Tags:

Sobre A.C. Camargo Cancer Center

A.C. Camargo Cancer Center

Referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Câncer Center é um dos mais importantes centros especializados e integrados de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. A instituição provê assistência integrada, de alta complexidade, humanizada e centrada nas necessidades e segurança dos pacientes, em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação.

  • Website
  • Google+
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Adicionar comentário

Quer dar a sua opinião sobre a matéria, tirar uma dúvida ou colaborar com o tema? Envie seu comentário para a gente! Fique atento, pois os campos “Nome” e “E-mail” são obrigatórios (mas o seu e-mail não será publicado no comentário!).*