18 de novembro de 2015
0
||||| 0 |||||
770

Homens e Mulheres: Existe uma Suplementação Correta Para Cada Sexo?

©Alexander Lukatskiy/Shutterstock

É Muito suor, muita dedicação, muita disciplina e objetivos bem definidos nas atividades físicas.

Tanto homens quanto mulheres têm recorrido à suplementação alimentar para auxiliar seus esforços.

Cada objetivo demanda um tipo de funcionamento metabólico, cada esforço uma reposição específica, cada gênero costuma ter em mente um resultado diferente.

A body.mag recebe Maria Fernanda Pio, nutricionista e consultora técnica da Dr. Shape, que explica como escolher a suplementação ideal, para auxiliar nas atividades que visam definir, emagrecer ou aumentar a massa muscular, dependendo dos objetivos masculinos ou femininos.

Objetivos femininos e masculinos mais comuns

Quando buscam pela suplementação alimentar aliada à atividade física, as mulheres, em geral, desejam conquistar a definição muscular e um percentual de gordura mais baixo. Já os homens buscam a hipertrofia – aumento da massa muscular. A dúvida é: quando se trata de suplementação alimentar, será que as mulheres devem utilizar os mesmos produtos que os homens em busca do corpo ideal?

“Apesar de não existirem suplementos indicados apenas para os homens ou para as mulheres, é preciso ficar atento aos seus objetivos e ao que funciona melhor no seu caso”, explica Maria Fernanda Pio.

A nutricionista dá um exemplo: “Para as mulheres que desejam diminuir o peso, definir a musculatura e alcançar um porcentual de gordura baixo, as proteínas hidrolisadas, de alta concentração proteica e baixa concentração de carboidratos, são boas opções, pois estimulam o crescimento muscular”. Já os homens podem ampliar o escopo: “No caso deles, a proteína hidrolisada também pode ser usada para auxiliar na conquista da hipertrofia, ajudando-os a ficar mais fortes. Mas, atinge-se melhor o objetivo quando ela é combinada com carboidratos de rápida absorção, como o Waxy Maize”, diz ela.

“Dextrose e a palatinose são boas fontes para ajudar os homens que querem aumentar a massa magra, na recuperação do pós-treino”
Maria Fernanda Pio

Para as mulheres queimarem as indesejadas gordurinhas, os termogênicos são indicados. “Os termogênicos ajudam a conquistar o percentual de gordura desejado, além de acelerarem o metabolismo. Já os aminoácidos podem ser usados antes dos treinos ou na metade deles para ajudar na preservação da massa muscular, retardando a fadiga”, explica a consultora técnica da Dr. Shape. Maria Fernanda indica os termogênicos de chá verde e o de café verde por serem estimulantes, tal como a cafeína. “Ambos contêm substâncias energéticas e colaboram para o organismo queimar gorduras”.

Existem, também, os óleos em cápsulas, como os de peixe, cártamo e coco. Além de coadjuvantes no metabolismo das gorduras, eles trabalham como fontes de gordura boa, além de ajudarem na ativação metabolismo. “São boas opções para ambos os sexos”, comenta a nutricionista.

Já para os homens, além da proteína hidrolisada combinada com carboidratos de rápida absorção, fazem bem a dextrose e a palatinose. “Ambas são boas fontes para ajudá-los na recuperação do pós-treino, no caso dos homens que querem aumentar a massa magra”, relata.

Maria Fernanda Pio lembra que não há contraindicações nos suplementos devido ao sexo de quem o ingere. “Uma mulher que deseje ganhar massa certamente poderá combinar os suplementos proteicos aos carboidratos e um homem que precise queimar gordura poderá beneficiar-se de um termogênico”, exemplifica. Mas, essas são as exceções e é preciso procurar um técnico especializado.

Como ficam os hormônios na suplementação?

A legislação brasileira não permite determinadas classes de suplementos que podem ser comprados no exterior. A Anvisa possui uma legislação diferente da dos Estados Unidos e, por isso, no Brasil, não são produzidas suplementações que estimulem diretamente a produção de determinados hormônios, como a testosterona. É uma segurança a mais para quem consome suplementos. “Por isso, é importante comprar os suplementos apenas em estabelecimentos de confiança e que podem comprovar a procedência dos produtos, já que alguns, que não são vendidos no Brasil, podem alterar os hormônios.

Compartilhar:
Tags:

Sobre MARIA FERNANDA PIO

MARIA FERNANDA PIO

Nutricionista formada pela Universidade Veiga de Almeida (RJ). Atua nas áreas de Nutrição Esportiva e Estética. Atendeu personalidades como a musa fitness Gracyanne Barbosa, os lutadores de MMA Thiago Marreta e Tiago Trator, a campeã mundial de boxe Duda Yankovik e o campeão mundial de jiu jitsu Henrique Salgado, entre outras personalidades. É consultora técnica e parceira da Dr. Shape Suplementos.

  • Instagram
  • Email

Adicionar comentário

Quer dar a sua opinião sobre a matéria, tirar uma dúvida ou colaborar com o tema? Envie seu comentário para a gente! Fique atento, pois os campos “Nome” e “E-mail” são obrigatórios (mas o seu e-mail não será publicado no comentário!).*